quarta-feira, 18 de maio de 2011

Casarão histórico do centro de SP abriga museu e mostra gratuita

http://guia.folha.com.br/passeios/ult10050u675110.shtml


Um casarão histórico e semidestruído no bairro paulistano dos Campos Elíseos (região central de São Paulo), que servia de abrigo a cerca de 60 famílias carentes até 2001, deu lugar em 2005 ao Museu da Energia de São Paulo --cenário da exposição "Bom Retiro, uma Costura de Povos". A mostra aborda aspectos do bairro vizinho, marcado pela presença de imigrantes de diferentes regiões do mundo.

Recuperado, o Casarão Santos Dumont --cuja construção, que ocorreu entre 1890 e 1894, ficou a cargo do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo-- mereceria uma visita somente por sua beleza e pelo esmerado projeto de restauro. Mas "Bom Retiro, uma Costura de Povos" também vale o passeio, por apresentar documentos, fotos e objetos interessantes, como itens domésticos, máquinas de costura, peças de vestuário, instrumentos musicais e até malas de viagens pertencentes aos imigrantes.
Você pode saber mais sobre o Casarão Santos Dumont e os eventos que abriga no site do Museu da Energia de São Paulo. No endereço eletrônico, também é possível baixar um livro com receitas típicas dos imigrantes do Bom Retiro.

2 comentários:

  1. Inaugurado em 2005, o Museu da Energia funciona num casarão histórico nos Campos Elíseos. O imóvel, que serviu de residência para o irmão de Santos Dumont, foi recuperado e recebe exposições interativas sobre a história da energia e a ciência.

    ResponderExcluir
  2. Mas como incorporar esta notícia à argumentação de sua monografia? Qual a relação com sua solução arquitetônico-urbanística para o TFG?

    ResponderExcluir